Boletim Informativo

  Conscientes das dificuldades que enfrentamos, nós jovens, sabemos que podemos ter uma voz activa. O nosso papel na sociedade é cada vez mais importante e a nossa participação é cada vez mais uma realidade, um direito que conquistamos. Como tal, encaramos essas dificuldades, não como problemas, mas sim como desafios, desafios esses, que nos motivam dia após dia a colaborar para o desenvolvimento de uma sociedade mais próspera. Neste contexto, a JS de Silves decidiu avançar para mais um desafio, a publicação bimestral de um Boletim Informativo, onde serão abordados diversos assuntos do nosso quotidiano.


  O Boletim Informativo terá como tema principal “A SOCIEDADE”. Este tema foi criteriosamente escolhido por ser bastante abrangente e de interesse a todos nós. Tem como objectivo não só informar, mas acima de tudo ajudar a reflectir acerca de problemáticas que marcam a actualidade.
  Comemorou-se no passado dia 18 de Abril, o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios. Neste contexto, achamos oportuno iniciar o nosso Boletim Informativo com o subtema:

BOLETIM DE MAIO DE 2010
“CULTURA PATRIMONIAL – O MONUMENTO”

  “…Tomado isoladamente e sem um qualificativo, o termo “património” passou a ter o desmedido poder semântico de cumular as acepções linguística, literária (oral e escrita), plástica, arquitectural, urbana, territorial…, quer sejam tomadas à escala local, nacional ou mundial…”(1). O monumento é parte integrante da cultura patrimonial, uma vez que, faz parte da evolução cultural de um povo e consequentemente, do seu património. A notória evolução do conceito “patrimónium”, como acabamos de transcrever, (proveniente do latim pater, herança de pai) expressa a importância e o valor que lhe atribuímos. É visto como um testemunho que conta a história de uma época, é um cunho de uma cultura, que deve ser respeitada, salvaguardada e preservada.
  Pode-se afirmar que, o monumento é considerado uma manifestação cultural, tal como a língua, a gastronomia, a religião, o urbanismo, a história, entre outros, que por sua vez contribuem para a preservar a nossa identidade.
  O património não é estático, encontra-se em constante evolução. Como tal, acompanha a cultura numa simbiose, que deve evoluir e adaptar-se ás necessidades da sociedade contemporânea.
  É perceptível a importância da cultura patrimonial, sendo necessária a sua preservação e protecção. Foram criadas entidades e legislação que contribuem para a protecção e salvaguarda do património e da cultura. No entanto é de salientar, que a legislação e as entidades só não chegam, é necessário consciencializar-nos da importância destes monumentos que perpetuam a nossa evolução e manifestam a nossa essência.

Notas:
(1) Choay, Françoise, Património e Mundialização


BOLETIM DE JULHO DE 2010
“EXPOSIÇÃO SOLAR”


Com a chegada das estações quentes , é mais que natural que se multipliquem as actividades ao ar livre: caminhadas no campo, idas à praia, passeios de bicicleta, conversas na esplanada de um café, etc .

Todas Estas actividades têm um factor comum: a exposição do teu organismo às radiações ultravioletas provenientes do sol. A exposição ao sol, em doses moderadas e horário correcto, é uma fonte de saúde, visto que é a partir desta que o organismo produz vitamina D, essencial ao crescimento ósseo, manutenção da homeostase (regulação dos limites fisiológicos do teu organismo), funcionamento correcto dos músculos coagulação sanguínea, etc .
No entanto, se esta exposição for exagerada e em horário considerado perigoso , pode revelar-se bastante nefasto para a tua saúde: o aumento do número de casos de cancro da pele está directamente relacionado com a maior exposição às radiações solares ultravioletas. Estas são ainda responsáveis, entre outros, pelo aparecimento de cataratas e pela diminuição das defesas do organismo.
Nesta edição, deixamos-te alguns conselhos bastante úteis para que possas tirar o máximo de lazer das tuas actividades ao ar livre, com o máximo de segurança. Não te esqueças, a prevenção é a cura para várias doenças !


 Evita a exposição solar entre as 11h e as 16h
 procura sombras e locais frescos nas horas de maior calor
 utiliza um protector solar adequado ao teu tipo de pele e preferencialmente com factor de protecção solar (fps) alto
 Ingere bastantes líquidos (água de preferência) para manter a tua pele hidratada


Para mais informações, consulta o site do ministério da saúde: www.dgs.pt


BOLETIM DE OUTUBRO DE 2010
"SAÚDE ORAL"

Como posso evitar a placa bacteriana? Devo usar fio dentário todos dias?

Estas e muitas outras, são questões da maior parte da população portuguesa, principalmente em cidades pequenas e interiores.
É importante apresentar uns dentes limpos, não só esteticamente, mas principalmente por motivos de saúde.
Sendo a higiene oral, o principal factor salutogénico da cavidade oral, que diminui ou exclui a progressão de quase todas as doenças que a afectam, deve ser um prática comum do nosso dia a dia. É fundamental escovar os dentes, antes de dormir, visto que passarão muitas horas até à próxima escovagem, que será de manhã. Assim, as bactérias existentes na cavidade oral, muitas delas da nossa flora residente, isto é, que fazem parte do nosso organismo, começam a agregar-se, e se tiverem restos alimentares para se alimentarem, multiplicam-se, formando a placa baceriana, que após algum tempo começa a adaptar-se ao dente e calcifica-se. Este processo se não for interrompido, com a escovagem e uso de fio dentário, leva à formação de cálculo (tártaro), conhecido popularmente como “pedra nos dentes”. Para a sua remoção é necessária a ida ao higienista para efectuar a tão conhecida destartarização.


Para ter uma boa higiene oral, leia os seguintes conselhos:

Escovar os dentes pelo menos duas vezes por dia, sendo que, uma delas deve ser, obrigatoriamente, antes de se deitar;
Utilizar sempre um dentífrico com 1.000 a 1.500 ppm de flúor;
Utilizar uma escova de tamanho adequado. Normalmente as escovas dentárias devem ter uma cabeça pequena e serem macias, para evitar lesões sobre os dentes e gengivas;
Utilizar diariamente fio ou fita dentária para retirar restos alimentares e bactérias dos espaços que existem entre os dentes e entre estes e as gengivas. O seu uso deve ser executado antes da escovagem, para que a acção protectora do dentífrico seja mais prolongada;
O recurso a elixires ou colutórios para bochecho devem ter uma indicação clínica, pois não são todos iguais e os produtos utilizados podem ter aplicações bastante diferentes. Deve por esse motivo seguir as indicações dos profissionais de saúde oral;
Nas crianças, o acto de higiene oral deve ser sempre supervisionado pelos pais, tendo especial atenção à quantidade de dentífrico colocado na escova e possibilidade de ingestão do mesmo;
No final da higiene oral não se deve passar a boca por água, mas sim limpar o excesso de dentífrico, pois assim a acção dos compostos fluoretados ou antimicrobianos será mais prolongada.


BOLETIM DE DEZEMBRO DE 2010

"SOLIDARIEDADE"

Nesta ultima edição do Boletim Informativo da Juventude Socialista de Silves, aproveitamos para agradecer aos seguidores e leitores do nosso Blog e manifestar o nosso agradecimento pelo sucesso que foi. O objectivo de informar a população acerca de problemáticas e assuntos da actualidade, foi alcançado!

Encerramos assim esta edição, e tal como no primeiro boletim culminamos com um tema bastante oportuno para a época natalícia, A Solidariedade!
Nesta época especial, a JS Silves, solidária com as politicas sociais, faz um apelo à população do concelho de Silves para que estejam solidários com as associações e movimentos cívicos de carácter social do nosso concelho. Ajudar não custa! Um simples gesto de solidariedade pode ajudar muitas pessoas carenciadas.


A todos um Feliz Natal e um Prospero Ano Novo

Juventude Socialista de Silves